Matéria escrita por uma amiga, vale a pena ler:
Aluna: Laura Machado Pereira -
No banheiro das universitárias
As estudantes de comunicação social da Universidade Estácio de Sá (Unesa) são as mais criativas e comunicativas. O espaço da porta dos banheiros do prédio da faculdade é usado para anunciar venda de livros, rifas de dvd por R$5,00, propaganda política e, até mesmo para conversar.
Em lápis na parte superior da porta: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará." Uma setinha azul indica a continuação do papo: "Tu és verdadeiramente abençoada, pois num mundo onde se prega a desesperança, tu escreves as palavras do Senhor para trazer esperança aos aflitos."
Maria Silva, funcionária da limpeza, garante que o bloco da comunicação tem as portas mais escritas de todos os banheiros do campus Rebouças. A maioria é de mensagens pornográficas.
- Sapóleo, Veja e Cloro, mais de um litro por dia desses produtos às vezes gasto na limpeza por causa dessas safadas – diz a trabalhadora.
Tema freqüente também são os professores. Alguns são eleitos os mais gatos enquanto outros são difamados. Jaqueline Ramos, faxineira da Unesa, conta a confusão causada por comentário envolvendo o nome de uma ex-diretora da instituição.
- Ela ficou furiosa quando leu. Achou que tinha sido feito por um funcionário. Obrigou todos a escrevem o mesmo num caderno para comparar as letras. Mas não deu em nada – lembra Jaqueline.
Embora seja um meio de comunicação interna das alunas este tipo de comportamento é condenado publicamente. Todas as entrevistadas acham uma falta de educação.
Além de deseducado, pichar as portas pode ter conseqüências jurídicas tanto na esfera cível quanto na criminal. A vítima ofendida pode ajuizar ação indenizatória de danos morais, por exemplo.
- Se for comprovada a intenção de prejudicar o patrimônio pode ser tipificado o crime de dano, com pena de um a seis meses de detenção ou multa. Porém, em mais de cinco anos de trabalho nunca soube de nenhum registro deste tipo de ocorrência – esclareceu o delegado Luiz Alberto de Oliveira.
No banheiro virtual
Ultrapassando as portas da Universidade a discussão continua na internet. O Orkut tem comunidades como ""Filosofia de Banheiro" (mais de 3600 membros) e "Eu leio frases de banheiros" (com quase 2000 cadastrados).
No site os usuários relatam suas experiências em banheiros públicos. Há tópicos que reúnem as melhores frases já encontradas, exemplos:
"Mate-se estudando e serás um cadáver culto."
"Se a montanha vem a Maomé, corra, pois é avalanche."
"Jesus salva! Que passa para Moisés que chuta e é gooooolllll"
"É chato ser bonito. Mas é muito mais chato ser feio."
"Há duas palavras que abrem muitas portas: puxe e empurre."
"A preguiça é a mãe de todos os vícios e como mãe, tem que ser respeitada."
"Quando o sujeito é uma besta e não é capaz de fazer nada, faz filhos."
"Prefiro morrer do que perder a vida"
"Aqui termina a obra de um grande cozinheiro."